
Chegou ao fim a 1ª edição do Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de Ensino Superior. Esta iniciativa enquadra-se no Eixo#2 da Estratégia Oeiras, Ciência e Tecnologia e tem como principal objetivo promover a colaboração entre o Município e as Universidades, através da realização de trabalhos de investigação em determinadas áreas de atuação da autarquia. Um dos principais pressupostos é a análise e a reutilização de dados disponibilizados sobre o território municipal.
Nesta edição, foram formuladas problemáticas em temas tão diversos como a adaptação às alterações climáticas, a eficiência energética na iluminação pública, o ambiente construído e sua relação com a prática de atividade física e oferta desportiva qualificada, a gestão de resíduos urbanos e os desafios colocados pela utilização dos dados lidar/laser scan.
As 2 bolsas vencedoras permitiram a concretização de dois trabalhos de investigação.
O trabalho Uso de Novos Materiais na Adaptação Energética de Edifícios às Alterações Climáticas, de Tiago Flambó, estudante de doutoramento da Universidade Aberta, pretendeu estudar e aplicar, em contexto de simulação, materiais de mudança de fase e respetivos comportamentos térmicos, bem como a potencial eficiência energética gerada num edifício do Bairro Bento de Jesus Caraça, em Oeiras. Esta investigação insere-se na temática Adaptação às Alterações Climáticas.
Oeiras Activa, de Sabrina Costa, estudante de doutoramento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pretendeu descrever o perfil dos utilizadores da prática de exercício ao ar livre e perceber a sua relação com os Espaços Fitness Outdoor de Oeiras, de forma a aumentar a sua utilização. Esta investigação insere-se na temática Ambiente construído, prática de atividade física e oferta desportiva qualificada.
Em junho de 2022, com a entrega dos relatórios finais, deu-se por concluída a 1ª edição do Programa de Cooperação Técnica e Científica.