
Projeto SmarText, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Atlântica, impedirá que perto de 85% dos óleos e gorduras alimentares das ETAR cheguem aos rios e ao mar.
O Projeto Smartext, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Atlântica – Instituto Universitário, em Oeiras, vai permitir filtrar perto de 85% dos óleos e gorduras alimentares presentes nas águas residuais.
A invenção, que pretende solucionar a poluição dos recursos hídricos, consiste na criação de filtros naturais e biodegradáveis, feitos de celulose e argila, que irão reter grande parte dos óleos e gorduras que passam nas Estações de Tratamento de Água Residuais, impedindo que estes acabem no mar.
Neste momento, apenas uma quantidade muito reduzida, estimada em 15 a 20%, de óleos e gorduras são retidos atualmente nas ETAR, onde são eliminados, sem qualquer tipo de valorização. A nova invenção irá captar 85 % destas gorduras, através de nanopartículas presentes nos filtros.
O restante óleo, que chega aos rios e mares, é um dos maiores poluentes dos recursos hídricos. Basta um litro de óleo para contaminar um milhão de litros de água, o suficiente para uma pessoa viver até aos 40 anos, como explicam os investigadores da Atlântica por detrás da invenção.
A par do baixo custo de produção destes filtros e dos efeitos benéficos para o ambiente, o projeto permitirá promover a circularidade doutra forma: valorizando-se o óleo recolhido nos filtros, através da sua venda à indústria dos biocombustíveis.
A ideia foi uma das três vencedoras da edição de 2020 do programa Born from Knowledge Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação. As outras ideias vencedoras foram um software que recorre à Inteligência Artificial para ligar o setor aeronáutico em Blockchain e um jogo que pretende devolver a motivação ao ensino.
Os projetos ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia, com a duração de 3 meses, com o objetivo de os capacitar e acelerar o seu processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado. O Smartext conta já com parceiros como a Águas de Portugal e a Prio, destacando-se, também, nesse mesmo aspeto.