
O Engenheiro Rui Marcelino considera que os AED Days, que se realizam entre 30 de maio e 2 de junho, são uma “oportunidade única para conhecer de perto o que já se faz no nosso país”. O evento conta com conferências, workshops e momento de networking.
Vice-presidente da AED, uma associação que envolve mais de 100 entidades portuguesas, que trabalham nos setores da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa, Rui Marcelino explica que os AED Days surgiram da necessidade de “criar um grande evento nacional de networking para todas as entidades envolvidas nestes setores”, onde fosse possível “debater, discutir e sensibilizar sobre os desafios nestas áreas de atividade”.
Licenciado em Engenharia Mecânica, Mestre em Design de Transportes e Doutorado em Design, Rui Marcelino, que é também fundador, CEO e Design Manager da Almadesign, considera que a Câmara Municipal de Oeiras tem sido “um dos parceiros mais relevantes das últimas edições dos AED Days”, destacando o “apoio na promoção e divulgação das diferentes iniciativas”.
Conheça melhor a 10.ª edição dos AED Days através das palavras de Rui Marcelino, o “Rosto da Ciência” que é vice-presidente da associação AED.
Em que contexto surgiu o AED Days?
O AED Days surgiu da união dos esforços dos setores nacionais da Aeronáutica, Espaço e Defesa, hoje reunidos na associação AED. Surgiu para criar um grande evento nacional de networking para todas as entidades envolvidas nestes setores, para debater, discutir e sensibilizar sobre os desafios mais relevantes nestas áreas de atividade e, não menos importante, para divulgar as atividades e capacidades nacionais nestes setores à comunidade internacional, estimulando a criação de parcerias de investigação, negócio e investimentos bilaterais. A origem dos AED Days esteve na Convenção da ASD (a Associação Europeia congénere da AED) que se realizou pela primeira vez em Portugal em 2012 e onde tive o prazer de estar presente como representante da anterior PEMAS – associação para a indústria aeronáutica. Esta ano, será já a 10.ª edição dos AED Days, onde estarei presente como vice-presidente da AED, responsável pela área da aeronáutica.
Quais são os propósitos e mais-valias dos fóruns e conferências realizadas durante os AED Days para o setor da aeronáutica, espaço e defesa?
Durante os AED Days, são realizados três tipos de eventos. As conferências e workshops, Nos primeiros dois dias, dedicados aos desafios mais relevantes destes setores e com a participação de alguns dos principais atores nacionais e internacionais da indústria, da academia, da sociedade e do Governo. Os momentos formais e informais de networking, como as reuniões B2B, em que se estimula o desenvolvimento de parcerias de investigação e negócio. E o Fórum Carreiras, no quarto dia, dedicado à área de recursos humanos, em que se criam pontes entre as necessidades das empresas e a oferta altamente qualificada de profissionais e estudantes.
De que forma é que as visitas industriais realizadas neste evento podem contribuir para resolver os desafios destes setores?
O contacto próximo com empresas em atividade em Portugal é uma oportunidade única para conhecer de perto o que já se faz no nosso país, conhecer as capacidades reais das empresas no local e perspetivar o estabelecimento de futuras parcerias.
Quais as vantagens da parceria com a Câmara Municipal de Oeiras?
A Câmara Municipal de Oeiras é um dos parceiros mais relevantes das últimas edições dos AED Days, não só por ser o concelho anfitrião do evento, regularmente realizado no Taguspark, mas também pelo apoio na promoção e divulgação das diferentes iniciativas que decorrem durante esta semana. Para este facto, contribuem a geografia e as infraestruturas oferecidas por Oeiras, mas também as múltiplas empresas destes setores sedeadas do concelho e o extenso ecossistema empresarial e de inovação existente na região. É neste contexto que se insere a empresa que represento, a Almadesign, também sediada em Oeiras e com intensa atividade no setor Aeronáutico, em particular no design de interiores de aeronaves.
Que balanço faz das edições que decorreram até agora e como perspetiva a próxima edição?
Desde a sua génese, os AED Days tiveram uma evolução crescente notável, tratando-se do maior fórum de divulgação e networking do setor AED português a nível internacional. No ano passado, os AED Days contaram com 670 participantes, representando mais de 300 empresas de mais de 20 países – o que representa um recorde relativamente a anos precedentes e um marco histórico para a divulgação do nosso setor AED a nível internacional. Este ano, espera-se mais um sucesso e a superação desta marca.